Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

10/08/2018 - Em mais um passo buscando soluções inovadoras e eficientes para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), junto ao Porto Digital, a iniciativa MPLabs (Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio do MPPE) reuniu membros e servidores, nesta sexta-feira (10), no Design Center, no bairro do Recife Antigo. O evento contou com a presença de integrantes da Rede de Planejamento, da Assessoria Ministerial de Planejamento e Estratégia Organizacional (Ampeo), do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), além de representantes do próprio MPLabs e do Porto Digital.

Tratou-se da primeira oficina para discutir os problemas elencados pelos promotores de Justiça em todo o Estado, através das viagens da equipe de Gestão Estratégica do MPPE pelas 14 circunscrições, como também os que foram levantados nas primeiras palestras e oficinas do MPLabs, em fevereiro deste ano.

“Os problemas já foram identificados pelos membros do MPPE. Agora, estamos investigando as causas deles. Existem outros problemas que não foram objetos de discussão, porque não os priorizamos neste primeiro momento. A decisão se deve a uma entrega mais célere de resultado dessa primeira fase”, explicou o presidente do MPLabs e também presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), Antônio Rolemberg.   

Segundo Rolemberg, a análise das problemáticas será submetida à comunidade de inovação do Porto Digital. “Eles vão estudar ferramentas viáveis, resolutivas e com possibilidade de serem expandidas, que eles se interessarem em produzir, para que elas possam auxiliar membros e servidores na rotina de lidar com as demandas”, pontuou Rolemberg.

“Fizemos uma curadoria dos principais desafios que o MPPE precisa resolver de maneira prática e com soluções tecnológicas de inovação. O Porto Digital vai nos ajudar a encontrar parceiros, startups, empresas, etc, que possam nos oferecer ferramentas que nos contemplem”, adiantou o analista ministerial e integrante do MPLabs Roberto Arteiro.

Para os participantes, a experiência foi proveitosa e modernizadora. “É sempre bom poder parar e pensar sobre a nossa Instituição. O trabalho do MPLabs tem sido no sentido de nos provocar a nos repensar. Vivemos um dia a dia de correria e, muitas vezes, sem tempo de parar e refletir como fazer diferente”, revelou a promotora de Justiça Alice Moraes, promotora de Justiça, que atua no Cabo de Santo Agostinho.

Ela também citou um exemplo prático que foi abordado nas discussões da oficina. “Tratamos de educação e das nossas deficiências no combate à evasão escolar. Começamos a visualizar que não combatemos as reais causas da evasão. Saímos atrás do aluno, atrás da família, mas qual realmente o motivo dos índices de evasão em determinada escola e em determinada região. Pode ser que ali seja uma causa bem específica. Se tivermos uma ferramenta que consiga nos dar um diagnóstico do perfil desses alunos e o motivo pelo qual se evadem das escolas, nosso trabalho seria muito mais eficiente”, atestou Alice Moraes.

“Estamos caminhando na direção do futuro. Vamos transformar o MPPE no MP mais moderno e tecnológico do país. O caminho é longo, mas já demos os primeiros passos com a decisão estratégica da Ceti e política da Procuradoria Geral de Justiça em fazer esse tipo de investimento”, afirmou o secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra.

Missão- O MPLabs tem como papel fomentar a inovação no âmbito do MPPE, através da promoção de capacitações, da busca de novas tecnologias, da coordenação do desenvolvimento de projetos inovadores e da busca e captação de recursos para os investimentos nessa área.

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco