Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

13/06/2018 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria com atuação perante a 2ª Vara dos Crimes contra a Criança e Adolescente, vem desenvolvendo trabalho com o objetivo de combater as violações dos direitos da criança e do adolescente no bairro do Ibura, na Zona Sul da Região Metropolitana do Recife (RMR). São realizados de forma sistemática encontros com representantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE); Polícia Civil de Pernambuco (PCPE); Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Projeto Acolhimento; e o Centro de Referência da Assistência Social (CRASS) daquele bairro.

Nosso objetivo principal é combater as violações que são constantemente praticadas contra menores de idade e também a naturalização dessas violações. O bairro do Ibura, segundo dados do Governo do Estado, é o que registra o maior número de ocorrências relacionadas à violência sexual contra criança e adolescentes”, disse o promotor de Justiça responsável pelo projeto, Salomão Abdo Aziz. Segundo informações fornecidas pelo Departamento de Proteção à Criança e o Adolescente (DPCA) da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS- PE), o bairro do Ibura e seus entornos tem registrado um alto índice de notificações relacionadas à este tipo de caso.

Em recente reunião realizada com escola municipal da localidade, o promotor de Justiça, junto com representantes das demais organizações, reuniram pais, professores e estudantes para debater casos e orientar a população local da identificação de possíveis violências. “Estamos procurando trabalhar na conscientização da comunidade, destacando como denunciar os casos, como identificar violações dos direitos, apresentar o estatuto da criança e do adolescente e, principalmente, combater a naturalização da violência contra menores de idade”, destacou Aziz. Ele planeja realizar um novo encontro em uma escola estadual de grande porte na localidade a fim de capilarizar as informações que estão sendo disseminadas com a ação.

No próximo mês de agosto, o grupo de instituições irá realizar reunião com os agentes de saúde, demais representantes do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro do Ibura e profissionais de saúde da Região Político Administrativa VI (RPA6), a fim de conscientizar sobre os casos. “Temos que disseminar as informações sobre a violência contra crianças e adolescentes, exemplificando os casos e as formas de realizar a denúncia para que nenhum caso fique impune. O papel dos profissionais de saúde dos bairros é essencial neste combate”, concluiu.

Imagem acessível: promotor de Justiça Salomão Abdo Aziz fala para estudantes sentados em plateia em uma quadra da escola
 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco