13/03/2018 - No mês do dia Internacional da Mulher, o Ministério Público de Pernambuco abriu as portas do Auditório da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP-PE) para o Encontro Mulher e Cidadania: O MPPE em Diálogo com a Sociedade. Nesse evento foi promovido um debate com o tema A Mulher e o Mundo do Trabalho, ocorrido na segunda-feira (12).

A abertura foi realizada com a palestra Mulheres e Espaços de Gestão, com Marília Montenegro Pessoa de Mello, professora da graduação em direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da pós-graduação em direito da Unicap, atuando também como pesquisadora do Grupo Asa Branca de Criminologia.

Maria Betânia Silva, procuradora de Justiça do MPPE, mediou o debate e falou a respeito da importância de se comemorar o Dia Internacional da Mulher. “Essa data representa um dia que temos a necessidade de parar e refletir sobre nossas vidas”, salientou.

Sobre a representatividade feminina nos empregos oferecidos no mercado, Marília Montenegro Pessoa de Mello foi enfática ao afirmar que as mulheres deviam se colocar prioritariamente nos cargos majoritariamente masculinos e não aceitar o que é imposto pela sociedade a todo custo, pois a comodidade faz com que a classe feminina se habitue com o que é ofertado. “Temos que sair dessas perspectivas de inferioridade impostas”, ressaltou a professora.

O evento pontuou sobre o que nossa presença nesses espaços, mulheres de classe média em sua maioria, representa para as mulheres negras de classe baixa, que nos dão suporte para que possamos ocupar esses espaços. São elas empregadas domésticas e babás, as quais são a maioria da clientela das Varas de violência doméstica. E como reproduzimos, quanto a essas mulheres, a opressão que era anteriormente exclusividade masculina” opinou Maísa Melo, promotora de Justiça em Saúde de Olinda.

A vivência em Bionergética foi abordado pela psicóloga Paula Fonsêca e encerrou a tarde de segunda-feira que contou com membros, servidores e estagiários.

Imagem acessível: retângulo tem no seu interior os dizeres Encontro Mulher e Cidadania o MPPE em Diálogo com a sociedade conversando, a gente se empodera 12, 19 e 26 de março