06/12/2017 - Integrantes de órgãos de combate à criminalidade organizada de unidades do Ministério Público de todo o Brasil estão reunidos no Recife para uma intensa troca de experiências e debates sobre o enfrentamento a práticas como lavagem de dinheiro, corrupção e facções criminosas. A reunião ordinária do Grupo Nacional de Combate Às Organizações Criminosas (Gncoc) acontece até esta quinta-feira (7). Durante a abertura do evento, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, anunciou uma série de iniciativas para reforçar os sistemas de inteligência do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e defendeu a aproximação entre as instituições para fortalecer o combate ao crime organizado.

Antes de elencar os próximos passos no reforço ao combate ao crime organizado dentro do MPPE, Francisco Dirceu Barros lembrou que, desde janeiro, quando assumiu o cargo de procurador-geral, tem buscado alternativas para melhorar a capacidade de inteligência da instituição. “Vamos inaugurar na semana que vem o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), uma ferramenta muito importante para investigar esse tipo de crime que está associado a muitos outros”, explicou, salientando ainda a importância do curso de técnicas de investigação realizado pelo MPPE com integrantes da Operação Lava Jato.

Para o ano que vem, Francisco Dirceu Barros antecipou que a Escola Superior do MPPE vai oferecer cursos de pós-graduação para aprimoramento dos promotores de Justiça que trabalham na área criminal. “Teremos os cursos de pós-graduação em investigação criminal e também de Tribunal de Júri, além do seminário O MP e o Protagonismo da Ação Penal”, enumerou o procurador-geral de Justiça, enfatizando que o MPPE também sediará o segundo curso com integrantes da Lava Jato.

Presente à abertura da reunião, o presidente do Gncoc, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, falou sobre a reestruturação porque passa a entidade, que reúne os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de todo o MP brasileiro. “É preciso que o Gnoc irradie a sua atuação por todo o Brasil. Para isso estamos dando autonomia aos grupos de trabalho. Esse é o nosso maior desafio”, destacou.

A mesa de abertura foi composta ainda pelo coordenador do Gaeco-MPPE, procurador de Justiça Ricardo Lapenda, do integrante do grupo e promotor de Justiça Frederico Magalhães e do secretário-geral do MPPE, Alexandre Augusto Bezerra, além do secretário-geral do Gncoc, Rinaldo Janja.

SEGUNDO DIA – No segundo dia da reunião do Gncoc, quatro painéis serão aplicados. O primeiro, tendo o procurador da República no Rio de Janeiro e integrante da Operação Lava Jato Sérgio Luiz Pinel Dias, sobre Colaboração premiada: técnicas sobre sua elaboração (passo a passo). Na sequência, Colaboração premiada: técnicas de negociação, com o promotor de Justiça do Distrito Federal e Territórios e integrante da Lava Jato Sérgio Fernandes; Os novos procedimentos de reciclagem de ativos no mundo contemporâneo, com o diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil; e Sistema e inteligência penitenciária com foco nas organizações criminosas, com o coordenador-geral de Informação e Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça (Depen/MJ) Sandro Abel Barradas.

Imagem acessível: homens sentados atrás de uma mesa tendo ao fundo projeção da marca do Ministério Público de Pernambuco