10/08/2017 - Vinte e um promotores de Justiça foram empossados em seus cargos, na manhã dessa quarta-feira (10), em cerimônia realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, em Santo Amaro, na região central do Recife. Durante a posse dos novos membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, anunciou que mais 20 candidatos aprovados no concurso feito de 2015 serão chamados em novembro.

“Anotem a data: 7 de novembro de 2017. Neste dia, iremos nomear mais 20 promotores”, disse o procurador-geral de Justiça em seu discurso, no qual ressaltou a independência entre os poderes, sem deixar de reforçar a necessidade de diálogo entre as instituições. “Se não tivéssemos dialogado com o Executivo e o Legislativo, não seria possível chamar esses promotores que hoje tomam posse. Não podemos ainda comemorar essa vitória, pois a situação é muito difícil”, salientou Francisco Dirceu Barros, lembrando que 146 dos 184 municípios pernambucanos não têm promotores titulares. “Mostramos que, onde não há promotor, a violência cresce. Por isso, cada centavo que é investido no Ministério Público é devolvido em serviços essenciais à sociedade. Um Estado forte pressupõe instituições fortes e é dessa vontade de fortalecer o MPPE que estamos imbuídos”, asseverou.

Presente à solenidade, o governador Paulo Câmara ressaltou a importância da chegada dos novos membros da Instituição. “Para melhorar os serviços oferecidos em Pernambuco, trabalhar em parceria. O MPPE tem cumprido o seu papel e está de parabéns pela chegada dos novos promotores”, afirmou Câmara. Além de integrantes do Ministério Público de Pernambuco, marcaram presença o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Guilherme Uchoa, e o chefe da Defensoria Pública, Manoel Jerônimo.

Além dos 21 novos promotores, o MPPE ganhou ainda um novo procurador, José Correa de Araújo, promotor de Justiça há 24 anos. “Sempre respeitei a independência funcional, a probidade e a defesa da sociedade. Como procurador, continuarei a respeitar a credibilidade que o MPPE tem perante a sociedade pernambucana”, destacou.

Missão – Os 21 novos membros do MPPE foram designados para municípios que estão há mais de dois anos sem promotor. Treze deles trabalharão em cidades do Sertão do Estado, enquanto outros seis vão para o Agreste e dois, para a Zona da Mata Sul. Em discurso de saudação, o novo promotor de João Alfredo, Helmer Rodrigues Alves, enfatizou que o combate à corrupção é um dos temas mais importantes para o Ministério Público. “Não podemos falhar nessa missão”, resumiu. “Vamos contribuir para sanar o problema da violência no Estado”, completou a promotora de Cupira, Soraya de Macedo.

A posse foi marcada por uma homenagem feita pelo Cerimonial do MPPE aos pais dos promotores, que foram chamados à frente do palco para receber um certificado das mãos do procurador-geral de Justiça. “Ninguém conquista nada sozinho. Os pais de vocês são também integrantes do MPPE”, justificou Francisco Dirceu.

Confira o vídeo da WebTV do MPPE:

Novos promotores de Justiça do MPPE por região

Bruno Miquelao Gottardi – Ipubi
Gabriela Tavares Almeida – Cabrobó
Themes Jaciara Mergulhão da Costa – Floresta

Imagem acessível: três homens costas olham para auditório, onde o público está de pé

Imagem acessível: homem assina papel em uma mesa no palco do Centro Cultural. Atrás dele, o procurador-geral e o chefe de gabinete do MPPE observam

Imagem acessível: procurador-geral cumprimenta parentes dos novos promotores

Imagem acessível: novos promotores, vestidos com becas, sentados nas primeiras fileiras do auditório durante cerimônia de posse

Imagem acessível: procurador-geral fala ao microfone no Centro Cultural

Imagem acessível: sobre mesa, um documento e um vaso de flores. Um homem vestindo beca põe a mão sobre o papel

Imagem acessível: visão geral do Centro Cultural, com o público em primeiro plano e a mesa ao fundo, durante a posse